terça-feira, 12 de junho de 2007

Filmes - Consequence

CONSEQUENCE (EUA; 2003). Dirigido por Anthony Hickox; com Armand Assante, Lola Glaudini, Rick Schroder, John Wolfe, Danny Keogh, Nadia Kretschmer e Grant Swanby

Consequence é quase um achado. Perdido na imensa leva de filmes b, telemovies e “made for vídeo” de ação e suspense que infestam o mercado americano todos os anos o filme imediatamente se destaca nos seus 10 primeiros minutos de duração, a narrativa lhe prende de imediato, a categoria, bom gosto da direção chamam logo a atenção; uma acurada nos créditos logo evidencia a boa resposta para o resultado: é um filme do inglês Anthony Hickox, que preza pelo estilo unsual e soluções muito criativas. Consequence (título original já que o filme não foi lançado no Brasil) conta a história de Max Tyler, um cirurgião/legista caído em desgraça por negligência, que tenta sair do abismo em que se meteu adotando a aparência e a identidade de seu próprio irmão, desaparecido e dado como morto em um país da América Central, com a vida destruída, perdido entre duas amantes que o trairam (que descobre em uma cena surpresa sem dúvida), o protagonista se mostra amargo e decidido a tudo. Ao mudar de identidade acaba sendo confundido com seu irmão que não era a pessoa de bem que ele imaginava quando em vida e é implacavelmente perseguido por toda a sorte de facções perigosas. Ora, é o terceiro filme do diretor com o ator protagonista (Armand Assante) e a parceiria já azeitada rodou bem como nunca aqui, Assante é excelente ator, com um rosto impressionante, marcado naturalmente pelo tempo e um tom de voz cabuloso. Consequence é uma aula de como fazer um grande filme com recursos escassos. A movimentação de câmera é excelente sempre escolhendo planos inteligentes (a sobreposição do personagem com a ossada logo no começo) e aproveitando o máximo o que o cenário e objetos à disposição oferecem; o rosto do protagonista é escondido de forma inteligente nos primeiros vinte minutos de filme das mais diferentes maneiras possíveis. A perseguição de carros na segunda metade é incrivelmente criativa, inovando em um dos momentuns mais clássicos dos filmes de ação que é o pega entre automóveis; já basta dizer que temos um fusquinha irado passeando selvagemente em escadarias e pátios de edifícios. A intriga dá voltas e voltas durante a projeção e só nos damos conta de como tudo se concluiu diferente de como começou quando o filme termina, tamanha a boa capacidade que o diretor inglês demonstra em mexer com a narrativa com sutileza. Boa pedida e uma pena que Hickox seja seja tão irregular, porque quando quer o homem acerta bem.

Agradeço ao blog do cineastra Carlão Riechenbach pela dica do filme.

4 comentários:

herax disse...

Também já tinha lido sobre este filme no blog do Carlão, e agora então fiquei com mais vontade ainda de vê-lo.

Jau disse...

Se puder ve-lo não perca! Mas Hickox é bem peculiar, tem que se identificar com o estilo dele ou gosta muito ou se destesta!

Luiz Alexandre disse...

Esse filme tá nas locadoras? Eu queria conhecer melhor a carreira do Assante. Queria tb assitir inteiro a um filme q vi só um pedaço anos atrás, se não me engano era com ele como protagonista, um faroeste cujo personagem central era um pistoleiro cego.

Jau disse...

Luiz infelizmente este filme não foi lançado em vídeo por aqui, coisa quase inexplicável já que os outros dois filmes do diretor com Assante foram lançados com boa distribuição aqui no Brasil. Não sei se algum canal fechado chegou a coloca-lo em sua progamação no Brasil, mas se quiser muito ve-lo recomendo recorrer aos progamas de compartilhamento da internet. Abraços.