domingo, 15 de julho de 2007

Duro de Matar 4 / Transformers - rapidinhas

Uma das muitas cenas delírio de Duro de Matar 4

Normalmente não escrevo aqui sobre filmes recém saídos mas vou abrir uma consideração a esses que são os blockbusters de ação norte-americanos mais vistos do momento por lá.

Primeiro, Duro de Matar 4 segue religiosamente a cartilha que a série tomou a partir da segunda parte: ritmo intenso escondendo furos no roteiro, capacidade sobre-humana de Maclaine, um parceiro do protagonista com quem o espectador se identifica e destruição completa do patrimônio público e privado em volta dos acontecimentos. Bruce Willis ainda exibe grande vitalidade e carisma , e chega a ser cômico o que as grandiosas e inverossímeis cenas de ação aprontam com ele (a da carreta contra um caça militar é hilária). De qualquer forma o filme se sustenta e já é um alívio que não seja ruim, bem ao estilo relaxe e divirta-se mas infelizmente a ultra-violência e o andamento mais cadenciado e trabalhado que a primeira parte teve ficaram lá mesmo nos anos 80.

Segundo, Transformers é um filme típico de Michael Bay, e senhores, para mim isso é muito ruim. Esqueci a sensação positiva nostálgica daquele longa animado dos briquedinhos exibido na tv tempos atrás que me fez ficar emocionado. Ilusão de que a produção de Spilberg poderia trazer um pouco de diversão genuina e descompromissada, pois os cacoetes do diretor são marcantes demais, no mal sentido. Fetiche militarista, fotografia videoclipesca, melodrama exagerado e fora de hora e trama longa e arrastada. A movimentação espetacular dos robôs que os efeitos especiais proporcionaram são tão incríveis que realmente poderão fazer muitas pessoas se empolgarem e assumirem que este é o blockbuster do ano, mas a mim infelizmente não conveceram, não dou mais um ponto e crédito a este diretor já chega.

2 comentários:

herax disse...

Enfim um comentario sensato sobre TRANSFORMERS!

Jau disse...

Uma das piores coisas dos filmes de Bay é como eles são looongos... intermináveis! Definitivamente Bay é de uma regularidade impressionante pena que no mal sentido.