sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Filmes - Comboio do Medo

COMBOIO DO MEDO (SORCERER) - EUA 1977; dirigido por Willian Friedkin com Roy Scheider, Bruno Cremer, Francisco Rabal, Amidou, Ramon Bieri e Peter Capell.

Com grande prestígio no cinema holyoodiano nos meados da década de setenta (graças as impressionates realizações anteriores Operação França e O Exorcista) Friedkin impôs aos estúdios Universal o financiamento da refilmagem do aclamado filme francês de 1955 Le Convoi de la peur (O Salário do Medo) de Henri-Georges Clouzot; e o resultado final do trabalho do diretor americano é no mínimo desconcertante. Um filme seco, pertubador, bruto e violento. Uma das mais dignas refilmagens de que se tem notícia. A estória narra um grupo de quatro criminosos das mais diferentes nacionalidades, fugitivos em seus países de origem, contratados por uma companhia petrolífera para uma missão mortal: carregar seis caixas de nitroglicerina altamente instável atraves de uma trilha terrível em uma selva tropical em dois caminhões para uma estação de extração de óleo sabotada. O filme é dividido em dois atos claros: a primeira metade se concentra na apresentação dos personagens e a segunda parte na empreitada suicida, é nessa segunda parte que o filme verdadeiramente brilha, com fortes momentos de suspense como a passagem dos caminhões em uma frágil ponte de cordas. A narrativa é ambientada em um páis fictício produtor de petróleo da américa latina; é nesse aspecto que Friedkin não faz conceções: o local é mostrado com á máxima dureza possível, corrupção, miséria, sujeira e morte fazem parte do ambiente daquele país e tornam o clima do filme muito pesado, muito denso; muito graças também a closes e tomadas fortes do diretor nos rostos castigados dos habitantes locais. Seguindo bem a tendência da década de setenta a obra termina com um final pessimista e inconclusivo (como o próprio Friedkin fez em Operação França). Infelizmente o filme foi um verdadeiro fracasso comercial nos EUA, angustiando o diretor pela dificuldade e dedicação que teve com as filmagens (ele dedica a obra a Clouzot). Por fim temos a trilha sonora eletrônica bizarra e onírica do grupo Tangerine Dream, carregando ainda mais a atmosfera da película. Filmaço.

4 comentários:

herax disse...

Putz, este eu ainda nao vi, mas como sou fan do Friedkin sou louco pra assistir. Lembrando que o original, do Clouzot, chama-se Salário do Medo.

Jau disse...

Obrigado pela dica heraclito, mas eu já vi uma exibição do filme de Clouzout aqui na minha cidade com título que deram para a refilmagem, por isso me confundi. Comboio do Medo marca o início da via crucis de Friedkin que começou a fazer grandes filmes que passaram sem reconhecimento em sua época outro exemplo claro disso foi "Parceiros da Noite".

herax disse...

Lembrando que o novo dele, POSSUÍDOS, parece ser excelente e vem sendo elogiado pela crítica que costuma detoná-lo.

Jau disse...

Estou de olho nesse possuídos faz tempo, só esperando chegar por aqui. Tomara que seja mesmo um excelente retorno dele ao gênero suspense como muitos estão dizendo.