domingo, 26 de agosto de 2007

UFC 74 - Comentários

Deu tudo errado para Gabriel Gonzaga. Em um misto de falta de sorte (nariz quebrado em um golpe involuntário) e uma grande apresentação de seu adversário detentor do título, o brasileiro perdeu por nocaute técnico no terceiro round. Randy Couture de fato é um lutador espetacular, vitalidade impressionante para sua idade (44 anos) e uma movimentação muito boa, mostrando mais leveza que Gabriel. Na minha opinião de nada vale colocar a culpa da derrota exclusivamente no nariz quebrado; o fato é que simplesmente o brasileiro não mostrou aquele detalhe a mais dos lutadores campeões: a superação em situação adversa e meio que se entregou a derrota pelo caminho mais fácil. Gonzaga não deixa de ser um ótimo lutador com esse resultado, afinal o seu adversário já é uma lenda do vale-tudo, mas demonstrou que ainda não é destinado a comandar a categoria mundialmente.

Nas outras lutas preliminares Marcos Aurélio segue o seu caminho ladeira abaixo e perde a terceira luta consecutiva desta vez para o afobado mas bom Caly Guida em decisão dividida. Thales Leite venceu bonito Ryan Jensen com um ambar, e Renato Sobral venceu de forma polêmica David Health com uma anaconda (o brasileiro demorou muito de afrouxar o golpe mesmo depois da desistência do adversário), e acabou saindo vaiado.

No geral foi um bom evento com boas finalizações, e a luta pricipal teve aquele cheiro da batalha dramática, com um mau final para o Brasil infelizmente. Uma pena que o UFC insiste em não transmitir de forma aberta todas as lutas, muitos bons combates simplesmente não são acompanhados pelo grande público que é obrigado a seguir apenas a transmissão dos cinco últimos combates, que não raro acabam sendo inferiores dos que não estão no chamado "card principal".

resultado completo do evento:

1 Clay Guida venceu Marcus Aurelio por decisão dividida
2 Thales Leites venceu Ryan Jensen por submissão (Armbar) 1 - 3:47
3 Frank Mir venceu Antoni Hardonk por submissão (Kimura) 1 - 1:17
4 Renato Sobral venceu David Heath por submissão (Anaconda choke) 3 - 3:30
5 Patrick Cote venceu Kendall Grove por TKO 1 - 4:45
6 Joe Stevenson venceu Kurt Pellegrino por decisão unânime 3 - 5:00
7 Roger Huerta venceu Alberto Crane por TKO 3 - 1:50
8 Georges St. Pierre venceu Josh Koscheck por decisão unânime 3 - 5:00
9 Randy Couture venceu Gabriel Gonzaga por TKO 3 - 1:37

3 comentários:

herax disse...

Fiquei chocado com a derrota do Napao. Claro que o Couture eh um mestre, mas estava torcendo tanto pelo brazuca que simplesmente nao passava pela minha cabeça que ele fosse perder desta forma.

Jau disse...

Achava que seria uma luta dura, daquelas de cinco rounds e indo para pontuação, também não imaginava que Napão fosse totalmente dominado, inclusive a expressão do rosto dele durante a luta era de um homem assustado, acuado. Parabéns ao Randy, dos lutadores antigos do MMA ele é disparado quem melhor se readaptou aos novos tempos.

Unknown disse...

Napão é um puta lutador competente
Uma movimentação muito legal
Posicionamento de top
Deu azar pelo nariz destruído
Couture é apelão, em pé ele ia se empenhar
Muito facinho jogar um cara no chão e atacar a cara dele, quero ver em cima na trocação
Enfim....quero ver o fedor arrombando o couture, agora mais do que nunca
valeu