quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Filmes - O Barco

O BARCO (DAS BOOT) - Alemanha, 1981. Dirigido por Wolfgan Petersen; com Jürgen Prochnow, Herbert Grönemeyer, Klaus Wennemann, Hubertus Bengsch, Martin Semmelrogge, Bernd Tauber e Erwin Leder.

O gênero guerra no cinema, depois do segundo conflito mundial e advento da guerra fria, se multiplicou tanto que acabou se ramificando em outros subgêneros e um deles que ficou muito popular foi o "filme de submarino", logo realizadores e público perceberam os atrativos dos filmes que abordam o tema, como confinamento e claustrofobia que propiciavam muita angústia e emoção na tela. Desses filmes, O Barco, realizado pelo diretor alemão Wolfgan Von Petersen explorou com sistemática praticamente todos os bons elementos que esse tipo de produção tinha para oferecer.

Logo de cara por ser realizado na Alemanha, abordando a saga de um submarino alemão durante a segunda guerra mundial (portanto mostrando o lado vencido) a obra se revela mais interessante e mais rara. A produção exepcional do filme e o cuidado no andamento do ritmo, tudo feito sem pressa mas sempre em uma escala crescente fazem com que o filme possua momentos únicos de suspense e tensão absoluta. A insalubridade dentro do submarino é chocante, a movimentação em steadicam é perfeita. Felizmente ainda as cenas realizadas fora do submarino são muito bem feitas, como a festa de despedida na abertura do filme, mostrando os homens comentendo excessos típicos de quem sabe que pode estar se divertindo pela última vez. Petersen acertadamente faz as vezes de diretor general, transformando o seu filme não apenas em uma aventura de ação, mas em um verdadeiro épico, exaltando a coragem dos homens que se submetiam àquelas condições terríveis.

O elenco funciona perfeitamente, com destaque para Jürgen Prochnow como o almirnate chefe, uma representação tão segura e perfeita que temos a impressão que ali não esta o ator interpretando mas o verdadeiro personagem, essa para mim é a essência da boa atuação. O uso do som no filme é outro aspecto digno de nota, com utilização buscando a perfeição, temos os barulhos enervantes típicos deste tipo de embarcação como sonares, explosões de minas e torpedos abafadas etc. O filme ainda consegue dignamente fugir de muitos cliches, principalmente em sua conclusão.

O Barco sem dúvida é uma realização cinematográfica de entretenimento de bom gosto como poucas, difícil não ficar impressionado no vitorioso esforço dos realizadores. Altamente recomendado.

Obs: existem três versões do filme uma editada de 143 minutos (a que passou nos EUA) uma de 209 minutos (a melhor) e uma integral de 293 minutos, usando todo material filmado que inclusive acabou virando série de tv.

Nenhum comentário: