quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Comentários - Cinema Automobilístico.

Na década de setenta, um sub-gênero de filmes se tornou muito popular nos EUA, e em seguida na europa também: o de corrida de automóveis. Muito influenciado pela abertura de moderna e novas estradas pelo país afora, os americanos no campo do entretenimento logo trataram de abordar o tema com argumentos quase sempre envolvendo grandes perseguições automobilísticas.

Deste círculo de filmes, chamados entre outro nomes de "automovies" a maioria era realizado claramente para agradar ao público, sendo exibido em sua maioria em cinemas alternativos e drive-ins, com elencos mais baratos e pouca preucupação com o politicamente correto, mas mesmo assim com um apuro realístico incrível, perseguições colocando em risco de forma real a vida de dublês e pessoal da produção em geral, tudo de forma a agradar e impressionar uma platéia ávida por velocidade, acidentes e destruição. Se destacaram filmes desta safra por exemplo "Grand Theft Auto", "Cannonball" (que o Felipe M. Guerra dissecou aqui) e estes dois que vou comentar abaixo:

Corrida Contra o Destino (Vanishing Point, 1971 de Richard Sarafian), de certa forma é uma obra precoçe da safra de filmes de corrida já que veio um pouco antes do estouro do estilo. A projeção conta a a história de um ex-combatente do vietnã, ex-policial e ex-piloto de corridas (ou seja, ex em tudo) que trabalhando para uma agência de venda e entrega de automóveis recebe a incubência de entregar um Dodge Challenger 1970 branco de Denver, no Colorado, para São Francisco, na Califórnia. Logo na partida ele aposta com um amigo que consegue fazer a entrega em 15 horas. Então entope-se de barbitúricos para não dormir (aqui no Brasil conhecido nas estradas como "arrebites") e parte para a rodovia soltando fogo.

Em dado momento devido a alta velocidade é dada a ordem de parada por policiais rodoviários em motocicletas harley-davidson; Kowalski (Barry Newman), provalvemente pensando na aposta e meio chapado, desobedece e foge, iniciando uma intensa perseguição por várias forças policiais rodoviárias de vários estados ao longo do caminho. Como se não bastasse, Kowalski ainda tem que enfrentar pelo caminho motoristas de pega que o querem tirar da estrada e assaltantes homossexuais. Vanishing Point em resumo é isto, uma longa e muito bem encenada perseguição automobilística, imposta de forma realista e intercalada por flashbacks da vida passada do protagonista, e os toques habituais de road-movie.

O filme na verdade vai bem além da ação pura e simples, e em dado momento a polícia nem sabe mais porque o persegue com tanto aparato, já que o carro não é roubado e nem Kowaslki sabe por que tem que fugir sem parar se arriscando por causa de uma aposta. Logo entendemos o filme como uma metáfora onde o personagem principal claramente não tem mais seu lugar no mundo e simplesmente prossegue porque tem que seguir adiante. Consumo de drogas, comunidades hippies, coletores de serpentes, moças nuas em motocicletas e uma trilha sonora selecionada dão ao filme a essência básica de um cult.

Um retrato bem característico da sociedade americana no começo dos anos 70, quando a filosofia "paz e amor" já se deteriorava. Somente achei a trama paralela do Dj que o auxilia através da estação de rádio um pouco enjoada (o Dj é muito chato com aquela gritaria). Filme interessante e muito bem conduzido por Sarafian, que entende do riscado mas que infelizmente cairia no ostracismo no final da década.


Corrida Com o Diabo (Race With The Devil, 1975 de Jack Starrett). Dupla de corredores profissionais de motocicletas e suas respectivas esposas resolvem sair de férias em um novo moto-home (aqeles veículos-residência muito populares nos EUA) e viajar pelas estradas do interior "country" até Aspen para esquiar e descansar um pouco. No começo tudo vai bem com os homens demonstrando suas habilidades nas motos que levaram na bagagem, bebedeiras com as esposas e tudo mais. Só que em dado momento que estão acampados ,acabam testemunhado um ritual de magia negra em um vale deserto onde uma moça é sacrificada e são implacavelmente perseguidos pelo sinistro grupo de assassinos ao longo das rodovias dos EUA.

É impressionante como no imaginário americano ficou enraizado o temor que os habitantes da cidade grande tem dos "caipiras" do interior, não foram poucas as vezes que os mesmos são tratados no cinema como pilantras, preguiçosos, sádicos, assassinos e aqui neste filme são também satanistas, e que parecem estar por toda a parte, dando o clima de paranóia. Não são poucas as vezes que os casais tem sair em disparada com seu desengonçado veículo, sempre acuados ou assustados. A polícia faz pouco caso de seus temores, e logo eles entendem que se quiserem sobreviver terão que enfrentar o perigo de frente.

Corrida contra o Diabo é essenciamente durante boa parte de sua duração um filme de suspense, desde os interessantes créditos iniciais até antes de iniciar o confronto propriamente dito com o grupo de bruxos. A dupla principal é boa, temos Peter Fonda com aquele eterno ar "Easy Rider" com muito carisma enquanto o outro é o já falecido Warren Oates (de Meu Ódio Será sua Herança) que dá o contraponto carrancudo necessário e tem para si a melhor frase do filme: "I don't believe in a school bus on Sunday". As mulheres dos protagonistas é que infelizmente pouco fazem mais do que gritar e chorar durante boa parte do filme.

O diretor Jack Starrett, que já dirigiu episódios de séries televisivas clássicas da época como Planeta do Macacos e Starsky and Hutch e trabalhou mais como ator, é seguro e apresenta um filme enxunto, tenso durante toda a sua duração e deixa guardado para os vinte minutos finais a ação principal, uma perseguição automobilística desesperada e muito bem feita. Legítimo produto da década, vale uma conferida para saber como se faz um thriller de qualidade sem precisar de muita coisa.


2 comentários:

herax disse...

já baixei esses 2 filmes na internet agora só falta assisti-los!!

Jau disse...

Muito bom Heraclito! Vi estes dois filmes em sequência o Vanishing Point é bem mais complexo, mas o aspecto datado de ambos os filmes é um atravtivo a mais.