quarta-feira, 9 de maio de 2007

Filmes - Desejo de Matar





DESEJO DE MATAR (DEATH WISH) - EUA 1974; Dir. Michael Winner; com Charles Bronson, Hope Lange, Vincent Gardenia e Steven Keatse.

E lá se vão mais de trinta anos que este filme filme foi lançado nos cinemas e ainda surpreende, pela ousadia e pela idéia assustadora e nefasta de que um cidadão comum pode de um dia para o outro sair á noite e matar em nome de justiça com a suas proprias mãos. A premissa da obra é simples: o arquiteto Paul Kersey (Charles Bronson, icônico como sempre) um cidadão americano pacato e ordeiro (apesar de ser veterano da guerra da Coréia) tem sua esposa morta e sua filha estrupada por um grupo de delinquentes em Nova Iorque, a partir daí Paul passa a reagir de forma incrivelmente degenerativa e negativa ao acontecido, passando de pensamentos de vingança a todo o tipo de bandido da grande cidade à ação propriamente dita. Saindo sistematicamente toda à noite para simplesmente atrair e matar todo tipo de marginal, drogado, e pé-rapado que cruzasse o seu caminho, Paul se torna um vingador, um assassino frio, e o pior, que encontra conforto no acontecido à sua família após tais ações. Inteligente, o roteiro do filme foge totalmente do arquetipo de vingança vazia e Paul jamais encontra os assassinos e estrupadores originais de sua família, mata no entanto quem se encaixa à sua maneira no estereótipo destes, colocando à verdade a máxima extremista: bandido bom é bandido morto. Apesar da primeira metade excessivamente lenta, o filme se encontra na sua segunda parte, imprimindo um clima vertiginoso ás cenas quase sempre noturnas dos quartro cantos da selva urbana que é Nova Iorque. Adequado à sua época, a película retrata a degradação da megalópole americana dos anos 70, afogada na criminalidade e na segregação de raça/classe. E surprendentemente trata de forma ainda atual sobre a posse indiscriminada de armas nos EUA (o amigo de Paul lhe presenteia uma arma como se lhe desse uma caixa de bombons). Destaque para a atuação de Vincent Gardenia, como um detetive racional, fazendo contraponto às ações desmedidas de Paul. Extremista, reacionário e fascista o filme de Winner fez inesperado e grande sucesso nos EUA e no mundo (no Brasil inclusive com dezenas de reprises na televisão nas madrugadas dos anos oitenta), encontrado grande e radical público que aplaudia de pé as ações de Paul, personagem que engrossou ainda mais o perfil e a popularidade de ator "durão" de Charles Broson, perfeitamente escalado para o papel. Uma história que enalteceu o sentimento de vigilantismo (a obra frisa a falência das intituições legalizadas), fenômeno que sempre se desenvolve em ambientes urbanos violentos, graças à pegada da direção de Winner, bem datada aos anos setetenta (a ótima trilha sonora soul de Herbie Hancock reforça o pilar temporal da produção). Teve quatro continuações, algumas de qualidade, mas sem o espírito assustador de pessimismo social deste filme original. Conferida obrigatória.

Obs: comentário originalmente publicado no meu falecido blog, reupado aqui.

6 comentários:

herax disse...

Jau, não conhecia o teu blog, acabei de entrar lá e fiquei de cara! Voce curte as mesmas coisas que eu, tem até artes marciais, Sunny Leone, Desejo de Matar, etc., muito legal!!! Só que a maioria das imagens não estão abrindo por aqui. Dá uma conferida aí!!! Depois vou linkar o teu blog na minha pagina de links. Herax (xmaniac.net/viscera)

herax disse...

DESEJO DE MATAR é um clássico. Não concordo com a idéia reacionária da obra, mas como cinema eh indiscutivelmente original e interessante. E Charles Bronson é o cara!

Jau disse...

Ops valeu heráclito, vou dar uma olhadinha aqui para ver o que está acontecendo. Acompanho seu blog há muito tempo tb desdes os tempos que tinha outro nome t+.

Luiz Alexandre disse...

Caralho cara, q blog legal! Tb vou linkar ao meu. Sobre o Death Wish, o iflme é todo foda, mas minha cena favorita é a do final, quando ele esbarra com aqueles bandidinhos no aeroporto e manda a piscadela de olho apontando pra eles o indicador. Muito legal, hehe.

herax disse...

Jau, a imagem do DEATH WISH ja ta abrindo aqui!! Vou conferir o resto. Massa saber que tu ja eh da epoca do Blog da Desforra! Tu tambem participa do Portal do VT?

Jau disse...

Sim Luiz, aquela cena demonstra como o personagem no começo horrorizado com suas açoes, aos poucos vai tomando gosto pelo que faz. E sim Heraclito, participo do portal do VT tb, não consigo postar tanto lá como gostaria mas acompnho todas as novidades lá quase que diariamente. t+