quinta-feira, 17 de maio de 2007

Grandes Combates da História do Vale-Tudo - Don Frye Vs. Yoshiriro Takayama

A Data: 23 de junho de 2002
O local: Saitama Super Arena, Japão
O evento: Pride 21 - Demolition

O que acontece quando se colocam dois malucos como Don Frye (oriundo dos antigos torneios do UFC) e Takayama (da luta-livre japonesa) para se confrontarem em cima do ringue? Só poderia dar em uma autêntica briga de rua, mas eu creio que mesmo com o espírito preparado ningúem esperava que assistiria a uma das demonstrações mais insanas de combate já vistas em um ringue. O gongo soa para o primeiro round e imediamente ambos iniciam uma torocação de socos absolutamente fora do normal próximo a um dos cantos, é um proporção idêntica de golpes de lado a lado, e quando ela enfraquece e finalmente cessa, vemos que o americano tem a mão muito mais pesada, visto ao já péssimo estado do rosto do japonês. Rapidamente Takayama agarra Frye e o arremessa para trás em um lance plástico impressionante, o americano levanta de pronto, mas o adversário já encosta com socos e joelhadas de uma fúria incrível que faz com que Frye fique bambo e veja seu protetor bucal voar pelos ares, a troca de socos prossegue sem trégua. Novamente takayama tenta mostrar seu westler, mas desta vez é mal sucedido e Frye acaba caindo sobre ele na montada. A partir daí vira uma luta de homem só, Frye passa a massacrar seu oponente com socos e Takayama pouco reage devido ao cansaço, logo o rosto do japonês, fica muito, mas muito castigado e o juiz encerra a luta. Seis minutos e dez segundos de uma energia incrível, de cair o queixo, a câmera focaliza o rosto do japonês em um estado lastimável, principalmente o seu olho esquerdo, nas cadeiras o público japonês vibra incessantemente, sabem que combates como esses são difíceis de se ver todo dia.

Melhores momentos da luta tirados do especial televisivo Pride Decade:



2 comentários:

herax disse...

Essa luta é realmente insana, já vi várias vezes! Só o Takayama entrando no ringue, passando a perna por cima das cordas, já é de assustar qualquer um!!!

Jau disse...

É verdade, o japonês tem um porte físico de dar medo. Mas apesar de ser lenda no pro-westler no MMA não se deu bem perdeu todas as vezes.