quinta-feira, 10 de maio de 2007

Grandes Combates da História do Vale Tudo - Royce Gracie Vs Kazushi Sakuraba

A data: 1º de maio de 2000
O local: Tokyo Dome, Japão
O evento: Pride GP Finals

O japonês Kazushi Sakuraba já havia se tornado um super -ídolo no japão ao derrotar com folga grandes nomes da época como Carlos Newton, Vitor Belfort e Guy Metzger. Royce Gracie já era tido como uma lenda após ter vencido as primeiras e selvagens edições do UFC onde não haviam regras. O combate era muito esperado devido ao cartel fantástico dos dois e ao fato de que Sakuraba derrotou um membro da família Gracie o Royler de maneira humilhante. No entanto por exigência de Royce as regras do combate foram alteradas; não haveria limite de tempo. Por incrível que pareça foi justamente devido à estas regras exigidas por Royce que começou a delinear-se a sua derrota. Após um bom começo com o brasileiro dominando no chão e movimentando-se bem o japonês começou de forma muito lenta a dar início a sua virada. Com vigor e forma física superior, Sakuraba foi de forma sistemática anulando todas as investidas de Royce e passou a castigar muito o brasileiro principalmente com socos em pé e no gnp (quando um lutador está na guarda do outro no chão). A luta não acabava, nenhum dos dois desistia, após uma hora e cinco minutos de luta Royce encaixa uma guilhotina em pé e Sakuraba dá dois tapinhas no corpo do brasileiro, que acabou provocando muitas reclamações pois os defensores de Royce disseram que o japonês havia desistido. Polêmicas a parte Sakuraba é um fanfarrão e brinca muito durante as suas lutas e deu claramente dois tapas quando as regras na época diziam que para configurar desistência teriam que ser três.
Após inacreditáveis duas horas de luta, Royce já muito castigado pelos socos e low- Kicks (chutes nos membros inferiores) e totalmente esgotado fisicamente fica inerte no seu banquinho no intervalo de um round para outro. O corner do brasileiro Rorion Gracie joga a toalha e a luta acaba. Sakuraba comemora timidamente, mas os mais de 70.000 japoneses no Tokyo Dome vão ao delírio, o japonês começava a delinear o seu apelido de Gracie Hunter.

Melhores momentos do combate:



obs: em homenagem ao rematch de 2 junho próximo nos EUA

2 comentários:

herax disse...

O Saku fez varias palhaçadas no decorrer desta luta. Brincou com os fotografos, tentou tirar o kimono do Royce, etc. Que figuraça!!! Mas tanto ele quanto o Royce sao dois malucos, pois aquele evento era um GP!!! Fazer uma luta sem tempo para depois pegar outra pedreira na mesma noite não tem cabimento! E o Saku ate que lutou dignamente contra o Igor Vovchanchyn. Impressionante!

Jau disse...

Verdade, o Saku ainda tinha que lutar duas vezes mais naquela noite para vencer o GP, e ainda deu trabalho pro Vovchanchyn, o homem estava mesmo no auge naquela época.